Menu
Atrações / História

Checkpoint Charlie: o temido ponto de controle na Guerra fria | Tour com guia brasileiro

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie talvez seja um dos pontos mais simbólicos quando se pensa em Berlim como uma cidade outrora dividida. Esta, que foi uma importante passagem controlada entre os lados Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria, é hoje uma região cheia de atrações e museus que buscam recordar este período tenebroso na cidade de Berlim.

Checkpoint Charlie
Checkpoint Charlie

História do checkpoint Charlie

O posto militar, localizado na junção das ruas Friedrichstraße com Zimmerstraße e Mauerstraße, era uma das passagens entre o setor americano e o setor soviético.  Após a construção do Muro de Berlim, em 1961, as autoridades da Alemanha Ocidental construíram este posto para servir como um ponto de controle não só para registrar a passagem de membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros entre as “Alemanhas”, mas também para garantir que ninguém escapasse dos domínios soviéticos sem autorização.

Checkpoint Charlie
Checkpoint Charlie

O checkpoint era curiosamente assimétrico. Durante seus 27 anos de atividade, a infraestrutura do lado oriental foi expandida, não apenas para incluir o muro, torre de observação e barreiras em ziguezague, mas também várias ruas onde carros e seus ocupantes eram revistados. Entretanto, as autoridades americanas, talvez por não imaginarem que aquela divisão fosse mais do que algo temporário, nunca construiu prédios permanentes, erguendo apenas cabines de madeira, os quais foram substituídos em 1980 por estruturas metálicas (exibidos hoje no Museu Aliado na Berlim Ocidental).

Após a reunificação, uma reprodução dessas cabines de madeira foi recolocada no local onde ficava a cabine original.

Descubra Berlim com os nossos passeios em português! Acompanhado pelo seu guia brasileiro em Berlim, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de uma cidade surpreendente. Seu roteiro será recheado de muitas informações históricas e culturais, experiências e delícias de toda a gastronomia que a cidade nos oferece.

Quem é Charlie?

A primeira pergunta que geralmente vem à cabeça de quem visita o ponto turistico provavelmente é: “quem é Charlie?” Bem, para a decepção da maioria das pessoas, não existe nenhuma relação com o soldado americano da foto. O nome Charlie faz referência à letra “C” no alfabeto fonético da OTAN.

Os soviéticos chamaram simplesmente o ponto de cruzamento de Friedrichstraße (КПП Фридрихштрассе, KPP Fridrikhshtraße). Os alemães orientais se referiam oficialmente ao Checkpoint Charlie como o Grenzübergangsstelle (“Ponto de Passagem da Fronteira”) Friedrich- / Zimmerstraße.

O Checkpoint Charlie era uma das poucas lacunas no labirinto de barreiras, arame farpado e torres de guarda que compunham o Muro de Berlim, o que claramente atraiu muitos alemães orientais desesperados que procuravam fugir para o Ocidente.

A fuga

Em abril de 1962, um austríaco chamado Heinz Meixner ajudou sua amiga do leste de Berlim, junto com sua mãe, as escondendo abaixadas sob o para-brisa de um conversível Austin-Healey alugado e acelerando em direção ao lado ocidental. Outro homem mais tarde repetiu o golpe antes que os alemães orientais adicionassem barras de aço ao cruzamento.

Em outra fuga famosa, o fotógrafo Horst Beyer montou uma sessão de fotos no Checkpoint Charlie e depois pulou através da fronteira enquanto fingia tirar fotos. Os militares norte-americanos foram oficialmente proibidos de prestar auxílio aos fugitivos, mas pouco antes do Muro de Berlim cair em 1989, um soldado americano chamado Eric Yaw conseguiu contrabandear um pai e uma filha alemães através do Checkpoint Charlie no porta-malas de seu carro.

Durante os fervorosos acontecimentos de 9 de novembro de 1989 que assinalaram o fim de uma Berlim dividida, o Checkpoint Charlie permaneceu em operação até sete meses depois, quando sua famosa casa de guarda bege foi removida durante uma cerimônia assistida por dignitários franceses, britânicos, americanos e soviéticos.

“Durante 29 anos, o Checkpoint Charlie encarnou a Guerra Fria”, disse o secretário de estado norte-americano James Baker durante o processo. “Encontramo-nos aqui hoje para desmontá-lo e para enterrar o conflito que o criou.” Uma versão da réplica da guarda foi instalada mais tarde em Friedrichstraße como uma atração turística, mas o original senta-se agora na exposição no museu aliado em Berlim.

Existem muitas críticas sobre este lugar, que afirmam que foi transformado em um circo para turistas desinformados. Soldados simpáticos com roupas do exército americano e russo pousavam para fotos com sorrisos que definitivamente não representam a realidade daquele período (atualmente isso não é mais permitido). Vendido ou não, este é sem dúvidas um dos cruzamentos mais importantes para a história recente da cidade e deve estar no seu roteiro.

Museum at Checkpoint Charlie

O Museu Checkpoint Charlie é um museu privado em Berlim. Recebeu o nome do famoso ponto de passagem do Muro de Berlim e foi criado para documentar o chamado “melhor sistema de segurança de fronteiras do mundo”.

You are leaving the American sector

Checkpoint Charlie
Checkpoint Charlie

Passeios privativos em Berlim e demais cidades da Alemanha

Os passeios com o guia brasileiro em Berlim são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.

Recadinho dos nossos clientes:

Confira aqui o recadinho dos clientes, que já fizeram os nossos passeios e contaram com uma completa assessoria de viagem.

  • star rating  A German Routes escolheu cidades encantadoras da Rota Romântica para conhecermos. Tivemos muito comodismo e tranquilidade, pois sempre estávamos acompanhados com os guias, que são extremamente simpáticos e atenciosos. A... read more

    Luana M
    Setembro 18, 2019

    star rating  Uma viagem inesquecível pela Alemanha, com a Tati da German Routes. Tivemos a oportunidade em... leia mais

    tupantours
    Janeiro 1, 1970
  • star rating  Fizemos um tour com a German Routes para o Lago Chiemsee e foi uma experiencia incrível.
    A Tati, o Axel e o Carlos são sensacionais , super pontuais, acessíveis... read more

    brukeila
    Agosto 24, 2020

    star rating  Recepção perfeita na Alemanha.....clareza nas informações......profissionalismo absurdo.....e... leia mais

    O2293OFivans
    Março 16, 2022
  • star rating  fui para a Alemanha para estudar, e a Tati não só me deu completo apoio quando cheguei mas também antes e depois disso! antes porque ficava cheia de dúvidas e... read more

    Bruna P
    Março 16, 2022

    star rating  Tivemos o privilégio de conhecer Nuremberg na deliciosa companhia da Tati. Com muito carisma, gentileza e profissionalismo, cuidou do nosso bem estar e do nosso divertimento com um mês de... read more

    Beatrice E
    Dezembro 27, 2019

Guia brasileiro em Berlim:

O tour é realizado em português, por um guia brasileiro.

contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420

Fale conosco: clique aqui

O que você vai descobrir em nossos passeios:

Queremos que você Descubra Berlim de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem pra Alemanha seja dos sonhos! Seremos os seus anfitriões na Alemanha!

  • ​​Fatos históricos e culturais da Alemanha, apresentados pelo seu guia brasileiro.
  • Curiosidades sobre a vida local na Alemanha, contados por guias que vivem a cultura local.
  • Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado na Alemanha, feito sob medida pra você.
  • Gastronomia típica: para provarmos o que a Alemanha nos oferece.
  • Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então fala com a gente! Clique aqui

Conheça as nossas viagens personalizadas

Eu gosto de viagens charmosas e recheadas de experiências. Sempre procuro me conectar, conhecer a cultura local e suas tradições. Gosto de receber bem e ser bem cuidada. Amo provar sabores (sou do time do vinho). Adoro explorar novos lugares e sentir tudo de especial que o destino me reserva.

Moro atualmente na Alemanha e já explorei muitos cantinhos por aqui (vivo em busca de novidades e momentos UAU). Acredito em conceitos que norteiam uma viagem de transformação e significado. Organizo o seu roteiro de viagem para Alemanha com base em minha experiência, utilizando boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers). Sou Travel Designer e Guia brasileira na Alemanha.

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho. Estamos te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

Descubra também a Escócia com nossos passeios personalizados