Menu
História

Memorial do Muro de Berlim – A Faixa da Morte

Vigas de ferro que representam o local por onde o Muro de Berlim dividia a cidade

No coração de Berlim, o Memorial do Muro de Berlim na Bernauer Straße é uma testemunha silenciosa da Guerra Fria. Hoje, o local preserva um trecho da antiga Faixa da Morte, uma zona militarizada do muro. É possível conhecer de perto e do alto a história que transformou a cidade. Conheça os detalhes dessa experiência com a German Routes

O Memorial do Muro de Berlim

Situado na Bernauer Straße, o Memorial do Muro de Berlim estende-se por diversos quarteirões. Desde 1990, grupos travaram disputas com construtoras para impedir a destruição completa das construções originais. O memorial foi inaugurado em 13 de agosto de 1998. 

O conjunto é uma exposição ao ar livre, com várias instalações que remontam a história do Muro de Berlim. A visita começa no Centro de Visitantes, onde é possível obter informações detalhadas sobre a construção do Muro, a vida em Berlim dividida e o processo de reunificação alemã. A entrada é gratuita ao longo do dia todo. 

Vigas de ferro que representam o local por onde o Muro de Berlim dividia a cidade
Vigas de ferro do Memorial do Muro de Berlim que representam o local e a altura da construção que dividia a cidade e isolava a Faixa da Morte – Foto: Berlin Wall Foundation

Em seguida, há um trecho original do Muro, com a famosa “Faixa da Morte” logo atrás. Durante os anos mais rígidos da divisão, o local altamente militarizado circundava a barreira a fim de evitar fugas. A área é hoje um espaço de reflexão e memória.

O memorial conta com diversas instalações artísticas, como a East Side Gallery. É possível conhecer a Janela da Memória, que abriga fotos dos momentos de terror do muro. Um mural com as fotos de 138 vítimas do Muro é um convite à reflexão diante dos mortos e feridos em tentativas de cruzar fronteiras. Além disso, placas no chão indicam os locais onde foram construídos túneis clandestinos, como o famoso Túnel 57.

A capela da Reconciliação é outra parte do memorial e marca o local onde havia uma igreja protestante. A antiga construção foi demolida em 1985 e, depois da queda do muro, reconstruída. Durante a reconstrução simbólica, pequenos pedaços da igreja demolida foram misturados à argila das paredes internas da capela. 

O Memorial do Muro de Berlim conta ainda com uma vista panorâmica da história e os trechos intactos do muro. O conjunto inclui o Centro de Documentação do Muro de Berlim, que fica aberto de terça a domingo, das 10 às 18h. Lá estão conservadas placas com fatos históricos, a torre principal e um mirante. Do alto dele, os visitantes podem ter a visão da área total do muro, dos postes de luz originais da época e visualizar a conhecida “Faixa da Morte”. 

Faixa da Morte do Muro de Berlim

A Faixa da Morte era uma zona de segurança altamente militarizada que impossibilitava fugas de um lado para o outro. Era uma enorme faixa de terra, que ficava entre o Muro de Berlim e uma segunda cerca paralela, construída em 1962. Ao longo de sua extensão, mais de 100 torres de vigilância garantiam uma vista panorâmica de todo o entorno. 

O local tinha o chão coberto de areia ou pequenas pedrinhas para facilitar a detecção de pegadas de pessoas em fuga. Além disso, a Faixa da Morte era composta de alambrados, sistemas de alarme, armas automáticas, e patrulhas com cães.  Do alto, além de detectar fugas, era possível monitorar se os guardas do muro estavam cumprindo suas funções. 

A Torre de Vigilância conservada dentro da Faixa da Morte que fica no Memorial do Muro de Berlim
Torre de Vigilância conservada dentro da Faixa da Morte no Memorial do Muro de Berlim de onde é possível ter uma vista panorâmica do local – Foto: Berlin Wall Foundation

O apelido surgiu da hostilidade deste setor. Muitas pessoas perderam a vida tentando atravessar a faixa da morte depois de serem detectadas pelos guardas ou sistemas de segurança. Além dos atiradores, muitas fugas foram impedidas por minas terrestres. 

Após a queda do Muro de Berlim, em 1989, a Faixa da Morte foi gradualmente transformada em um espaço verde. O local faz parte do Memorial do Muro de Berlim e também é um convite à reflexão sobre as consequências da guerra e da divisão da Alemanha. Hoje, além de conhecer a história de perto, é possível caminhar por trilhas, ir ao playground, pedalar e até mesmo fazer piqueniques nesse local que um dia foi um símbolo da divisão. 

História do Muro de Berlim 

No final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas frações. Isso representava a disputa ideológica de uma época que posteriormente ficaria conhecida como Guerra Fria. Contudo, as condições econômicas e o modelo de vida apresentavam diferenças gritantes entre o lado Ocidental e Oriental. 

A insatisfação resultou em milhares de fugas, revoltas e de uma repressão violenta do regime. O Muro de Berlim foi a solução encontrada para concretizar a divisão, evitar a fuga em massa e controlar a população. Assim, em 1961 a barreira foi erguida ao longo de Berlim, separando amigos, famílias e vidas. 

A rua Bernauer Straße estabelecia o limite entre os bairros Wedding, como território da França, e Mitte, da parte soviética. O estabelecimento do Muro de Berlim levou milhares de pessoas ao desespero, havendo registros de tentativas de fugas com cordas ou pelas janelas.Por conta dos fatos, a Alemanha Oriental passou a colocar barreiras físicas inclusive nos apartamentos perto do muro. 

Placa em uma rua de Berlim indicando a entrada no setor francês durante a ocupação pós-guerra.
Rua Bernauer Straße após a ocupação francesa. A placa diz: “Vous entrez dans le secteur français” (Você está entrando no setor francês) – Foto: Quaschinsky, Hans-Günter // Wikimedia Commons

A história mais conhecida aconteceu apenas nove dias após o começo da construção. Em 22 de agosto de 1961, a enfermeira alemã Ida Siekmann se jogou da janela do terceiro andar do número 48 da rua Straße. Ela se tornou a primeira pessoa a morrer tentando atravessar o Muro de Berlim. 

Descubra Berlim com a German Routes – Guia brasileiro em Berlim:

O tour é realizado em português, por um guia brasileiro em Berlim, que conhece e mora na cidade.

Descubra Berlim com os nossos passeios em português! Acompanhado pelo seu guia brasileiro em Berlim, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de uma cidade surpreendente. Seu roteiro será recheado de muitas informações históricas e culturais, experiências e delícias de toda a gastronomia que a cidade nos oferece.

Recadinho dos nossos clientes:

Confira aqui o recadinho dos clientes, que já fizeram os nossos passeios e contaram com uma completa assessoria de viagem.

  • star rating  Durante meses pesquisei como chegar ao Castelo de Neuschwanstein....particularmente não achei algo tão simples de se fazer sozinho e foi ai que achei a German Routes! Eles contam com roteiros... read more

    thamiresibanezm
    Fevereiro 28, 2020

    star rating  fui para a Alemanha para estudar, e a Tati não só me deu completo apoio quando cheguei mas também antes e depois disso! antes porque ficava cheia de dúvidas e... read more

    Bruna P
    Março 16, 2022
  • star rating  Recepção perfeita na Alemanha.....clareza nas informações......profissionalismo absurdo.....e... leia mais

    O2293OFivans
    Março 16, 2022

    star rating  Uma viagem maravilhosa!!! Que bom que achamos a Tati 🙂 ela foi impecável do início ao fim... leia mais

    marianamX2877FH
    Janeiro 1, 1970
  • star rating  Uma viagem inesquecível pela Alemanha, com a Tati da German Routes. Tivemos a oportunidade em... leia mais

    tupantours
    Janeiro 1, 1970

    star rating  Atendimento perfeito, simpatia, eficiência e carisma !!
    É a quinta vez que estamos usufruindo dos seus serviços e voltaremos.
    Atendem bem não somente a Alemanha mas todos os países da... read more

    avatar thumb 521jos_augustoc
    Dezembro 26, 2022

contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420

Fale conosco: clique aqui

O que você vai descobrir em nossos passeios:

Queremos que você Descubra Berlim de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem pra Alemanha seja dos sonhos! Seremos os seus anfitriões na Alemanha!

  • ​​Fatos históricos e culturais da Alemanha, apresentados pelo seu guia brasileiro.
  • Curiosidades sobre a vida local na Alemanha, contados por guias que vivem a cultura local.
  • Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado na Alemanha, feito sob medida pra você.
  • Gastronomia típica: para provarmos o que a Alemanha nos oferece.
  • Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então fala com a gente! Clique aqui

Conheça as nossas viagens personalizadas pela Europa

Eu gosto de viagens charmosas e recheadas de experiências. Amo provar sabores (sou do time do vinho). Adoro explorar novos lugares e sentir tudo de especial que o destino me reserva.

Moro atualmente na Alemanha e já explorei muitos cantinhos por aqui. Organizo o seu roteiro de viagem para Alemanha com base em minha experiência, utilizando boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers).

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho. Estamos te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

No Comments

    Leave a Reply