Em plena Guerra Fria, o Muro dividia Berlim. A construção tinha como objetivo principal impedir a fuga de cidadãos da Alemanha Oriental para a parte ocidental da cidade, onde a qualidade de vida era superior. No entanto, em 1963, um grupo de pessoas arquitetou a fuga mais bem-sucedida da história do Muro de Berlim: a construção do Túnel 57.
Túnel 57: contexto
A história do Túnel 57 começa em 1961 com um jovem engenheiro chamado Joachim Neumann.
Dezesseis anos antes, a Alemanha havia sido derrotada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O país foi dividido em quatro zonas de ocupação que seriam administradas por França, Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos, vencedores da guerra. Logo depois, a Guerra Fria se instalou no mundo, um período de constantes ameaças e uma guerra político ideológica em curso.
Como reflexo da disputa, a Alemanha foi dividida em duas frações a partir de 1949. A parte Ocidental, ou República Federal da Alemanha (em alemão: BRD, “Budensrepublik Deutschland”), adotou o sistema capitalista e estava alinhada aos Estados Unidos. A Alemanha Oriental tornou-se aliada da União Soviética, portanto, sob regime socialista e foi chamada de República Democrática Alemã – RDA (em alemão: DDR, “Deutsche Demokratische Republik).
A divisão resultou em condições econômicas muito diferentes e inflamou a insatisfação da população. Não tardou para que milhares de alemães orientais começassem a migrar para o lado ocidental. Contudo, a fuga em massa gerou perda significativa de mão de obra qualificada, o que era um desafio para o regime da DDR.
Durante os primeiros anos, ainda sem a barreira física do muro, a travessia entre fronteiras era possível apenas com documentação apresentada às autoridades policiais. A fuga de Neumann aconteceu em 1961, quando usou um passaporte emprestado de um estudante suíço para conseguir atravessar a fronteira. Ele, no entanto, deixou amigos e familiares para trás.
Túnel 57: Construção secreta
O Muro de Berlim foi erigido no mesmo ano, 1961, pela República Democrática Alemã – RDA (DDR), com o apoio da União Soviética. O bloqueio aconteceu sem aviso prévio, isolando a capital alemã e separando famílias. Centenas de pessoas morreram tentando fugir e outras milhares foram detidas como prisioneiros políticos.
Neumann, junto de outros estudantes, embarcou no plano de construir uma rota de fuga para seus parentes do lado oriental. O primeiro projeto falhou depois que a polícia secreta da Alemanha Oriental (Stasi) foi avisada e prendeu quem tentava escapar. Neumann arquitetou outro plano, melhor e mais elaborado.
Em 1963, um grupo composto por 35 pessoas começou a construção. O Túnel teve início em uma padaria abandonada na Alemanha Ocidental. O trabalho foi realizado secretamente durante meses. A passagem tinha cerca de 12 metros de profundidade e 145 metros de comprimento. Ele se estendia até a Rua Bernauer Strasse, onde estava o muro.
Túnel 57: O que aconteceu?
A passagem ficou conhecida como Túnel 57. O Subterrâneo operou por quase dois dias e possibilitou que 57 pessoas fugissem para o lado ocidental. Essa foi a fuga mais bem-sucedida da história do Muro de Berlim.
A operação, no entanto, não passou despercebida pelas autoridades da Alemanha Oriental. O túnel foi descoberto e um dos estudantes que arquitetou o plano, Klaus-Michael von Keussler, foi declarado “inimigo público” pelo regime. Ele também esteve envolvido em outras operações de fuga individuais que deram certo.
O estudante fugiu do país para evitar a prisão, que foi revogada em 1985. Hoje, Klaus-Michael von Keussler, aos 85 anos, é um importante jurista alemão. Ele atua na garantia dos Direitos Humanos e causas de refugiados.
Após a queda do Muro de Berlim, em 1989, a história do Túnel 57 foi reconhecida como um ato de bravura. Até hoje, é um símbolo de esperança e resistência, representando a luta contra a opressão e a importância da liberdade. Atualmente, um memorial marca o local onde o túnel foi construído.
Este é um dos pontos turísticos de Berlim, que você pode conhecer junto com um guia brasileiro em Berlim. A German Routes te leva para conhecer Berlim e as atrações históricas do Muro de Berlim. Entre em contato!
Descubra Berlim com a German Routes – Guia brasileiro em Berlim:
O tour é realizado em português, por um guia brasileiro em Berlim, que conhece e mora na cidade.
Descubra Berlim com os nossos passeios em português! Acompanhado pelo seu guia brasileiro em Berlim, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de uma cidade surpreendente. Seu roteiro será recheado de muitas informações históricas e culturais, experiências e delícias de toda a gastronomia que a cidade nos oferece.
Recadinho dos nossos clientes:
Confira aqui o recadinho dos clientes, que já fizeram os nossos passeios e contaram com uma completa assessoria de viagem.
contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420
Fale conosco: clique aqui
O que você vai descobrir em nossos passeios:
Queremos que você Descubra Berlim de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem pra Alemanha seja dos sonhos! Seremos os seus anfitriões na Alemanha!
- Fatos históricos e culturais da Alemanha, apresentados pelo seu guia brasileiro.
- Curiosidades sobre a vida local na Alemanha, contados por guias que vivem a cultura local.
- Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado na Alemanha, feito sob medida pra você.
- Gastronomia típica: para provarmos o que a Alemanha nos oferece.
- Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então fala com a gente! Clique aqui
Conheça as nossas viagens personalizadas pela Europa
Eu gosto de viagens charmosas e recheadas de experiências. Amo provar sabores (sou do time do vinho). Moro atualmente na Alemanha e já explorei muitos cantinhos por aqui. Organizo o seu roteiro de viagem para Alemanha com base em minha experiência, utilizando boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers).
Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho. Estamos te esperando! Bis Bald!